Como fazer a pintura hidrográfica

A pintura hidrográfica é uma técnica que utiliza basicamente uma película (especificamente desenvolvida para esta finalidade) e água.

O objeto que se deseja pintar é mergulhado na água onde a película já se encontra “flutuando” e então ocorre a adesão da impressão na peça.

A pintura hidrográfica é muito utilizada em embarcações de pequeno porte (barcos de passeio e lanchas) e também na área automobilística:

 

Para fazer esta pintura em casa são necessárias algumas precauções. Escolha um material de boa qualidade e pense bem no tamanho da peça que vai personalizar. De acordo com o tamanho da peça escolhida, deve ser o recipiente que ela vai ser mergulhada.

Passos básicos para realizar a pintura hidrografica em casa:

Prepare a peça escolhida

O primeiro passo é a limpeza da peça. Não pode ter farpas (no caso da peça de madeira), sujeira, manchas ou gordura. O objeto deve estar limpo, liso e completamente seco.

  • É necessário lixar a peça

É claro que este passo não serve para todos os materiais (como o vidro por exemplo), mas serve para a madeira, plástico e outros tipos de material.

Avalie a peça para garantir que tenha um bom acabamento e que a superfície que vai receber a pintura esteja bem lisinha.

Película na água

Você vai precisar de um recipiente grande o bastante para que a película possa ficar totalmente aberta na água. Para facilitar o processo a película pode sobrar (um pouco) nas bordas do recipiente.

Para que a película fique firme você pode prendê-la nas bordas do recipiente com fita adesiva. Neste passo tenha cuidado para que não fiquem bolhas de ar na película.

O recipiente precisa ser fundo o suficiente para poder mergulhar a peça.

A água deve estar entre 12 e 19 graus centigrados de temperatura.

Quando a película estiver devidamente colocada na água, deixe por dois minutos.

Aplicando o ativador

Aplique uma camada fina do ativador com o auxílio de um borrifador numa distância de aproximadamente 20 cm da película. O ativador age rápido, mais ou menos 10 segundos.

  • Imersão

Mergulhe o objeto bem devagar, numa inclinação de 30 a 45 graus. Deixe submerso por 10 segundos. Antes de retirar a peça, remova as sobras da película.

Lavagem

Após retirar a peça, espere por 2 minutos e depois enxague removendo os excessos que possam ter ficado da película.

Secagem e verniz

Deixe a peça secar de maneira natural. Depois de seca, para finalizar, aplicar uma demão de verniz.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site