O que é licença importação?

Se você está aqui, possivelmente está querendo se tornar um importador. No entanto, para que se possa ter sucesso nessa área é muito importante conhecer alguns detalhes sobre o processo, como o que é licença importação, por exemplo.

Talvez você nem imagine, mas para que sua empresa possa importar produtos, é preciso que ela seja licenciada para isso!

licença importação

Assim, é possível garantir que a sua carga poderá entrar no nosso país sem que haja problemas e impedimentos, nem na Receita Federal, nem em outros órgãos envolvidos.

Fazer a coisa da forma correta é a melhor forma de trabalhar com importação e ganhar muito dinheiro vendendo produtos como babá eletrônica e outros similares que são muito buscados por pessoas que compram coisas em sites da China por exemplo.

Então, vamos saber um pouco mais sobre o que é licença importação, como ela funciona e como conseguir esse documento importante.

O que é licença importação?

Para começar, há o licenciamento de importação, que nada mais é do que um procedimento administrativo que irá conferir a uma empresa a possibilidade de importar produtos.

Com isso, o importador terá a LI (Licença de Importação) para que possa trazer produtos de fora do Brasil.

Dessa forma, esse documento irá assegurar que os produtos fruto da importação sejam devidamente checados e vistoriados antes da sua entrada no país, como é o caso de brinquedos, medicamentos e também alimentos.

Tipos de licença importação

Primeiramente, saiba que nem todo o processo de importação precisa ter licenciamento. Dito isso, veja a seguir os tipos de licença importação:

  • Licença de importação não automática: com esse tipo de licenciamento, o produto precisará passar por um tipo de checagem antes de que possa ser liberado.
  • Licença de importação automática: nesse caso, é necessário que haja licenciamento, mas essa autorização pode ser concedida de uma forma automática.
  • Licença de importação dispensada: nesses casos, não é necessário que o importador venha a obter algum tipo de autorização para realizar a importação.

Vale ressaltar ainda que, no caso da licença que não é automática, é comum que o produto tenha que ter certificação dos órgãos anuentes, tais como Inmetro, Anvisa, Ibama e outros.

Então, é muito importante que o importador verifique bem se o produto que está importante necessita de uma LI ou não. Para isso, é só consultar o TAI (tratamento Administrativo de Importação), usando o NCM (Nomenclatura Comum Mercosul).

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que é a licença importação, para que serve e como obtê-la, mas caso deseje saber mais, vale a pena assistir este vídeo também:

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site